Contato

 

Rua Barata Ribeiro, 655 - Loja E

Copacabana - Rio de Janeiro

RJ - Brasil

CEP: 22.051-002

 

Tel.: (21) 3186-1625, (21) 99226-4357

© 2018 Kristýna Sedláková

Perguntas Frequentes

Quais são alguns dos benefícios da Bikram Yoga?

A Bikram Yoga é também um poderoso condicionamento cardiovascular e trabalha todos os sistema do corpo (muscular, nervoso, endócrino), aumenta a massa muscular e facilita o emagrecimento.

 

Promove o relaxamento, aumenta a energia, reduz o stress, aumenta a circulação sanguínea e melhora a força, flexibilidade, equilíbrio, concentração, determinação, força de vontade, paciência e auto-estima. A prática regular (pelo menos três vezes por semana) pode reduzir ou eliminar os sintomas de muitas doenças crônicas, como doenças diabetes, artrite e tireóide. A Bikram Yoga é ajuda aqueles que sofrem de insônia, depressão, diabetes tipo II, hipertensão arterial, artrite, lesões no joelho, ombro e costas. Enfim, com a prática regular, todo o seu sistema energético é transformado e a energia nos chacras (canais energéticos) é equilibrada e purificada, despertando em você a vitalidade necessária para o seu bem estar. Em outras palavras, o objetivo da Bikram Yoga É VOCÊ!

 

Eu nunca fiz yoga antes. Existe uma aula para iniciantes?

A Bikram Yoga é para alunos iniciantes. Nossas aulas de yoga terá alunos de todos os níveis de experiência, incluindo os iniciantes. Seu equilíbrio, força e flexibilidade virá com a prática.

 

Porque a sala é aquecida?

Bikram Yoga é praticada em uma sala aquecida a 105 graus Fahrenheit ou 42 graus Celsius, com 40% de umidade. O calor elimina as toxinas físicas e emocionais do corpo, rejuvenesce também a sua pele, ajuda a prevenir e curar lesões, e ajuda liberar as emoções negativas acumuladas na mente através do relaxamento do sistema nervosa central. A combinação do calor com a sequência de posturas é o que faz a Bikram Yoga tão especial. A sala é climatizada para aquecer os músculos, permitindo que você se exercite intensamente durante um curto período de tempo, tendo resultados mais rápidos. O calor ajuda a prevenir e recuperar lesões. Yoga não serve apenas para alongar os músculos e acalmar a mente. Durante a aula, você exercita profundamente o seu corpo, liberando toxinas e dores (musculares ou emocionais) que estão armazenadas em seu corpo há muito tempo.

 

O calor também estimula o sistema cardiovascular e promove a transpiração que libera toxinas do seu corpo (incluindo produtos químicos orgânicos, solventes, medicamentos, produtos farmacêuticos, e metais pesados). A combinação de calor e umidade é essencial para promover a saúde e o bem estar.

 

Quantas vezes por semana devo praticar?

Todos os dias se possível. Um mínimo de três vezes por semana, sem longos lapsos entre as sessões. Seja consistente. Recomendamos 10 aulas em um período de 30 dias, no mínimo, para obter o máximo de benefícios.

 

Eu não sou flexível, tem algum problema?

Este é o equívoco mais comum em relação a yoga. Yoga não é apenas sobre a flexibilidade. Com a prática regular, seu corpo vai aprender a ganhar mais flexibilidade. Ao praticar Bikram Yoga em uma sala aquecida você se torna mais flexível. O mais importante é que você tente da maneira correta, respeitando seus limites e acreditando que você vai superá-los. Assim, você obterá 100% dos benefícios!

 

Resumindo: Você não precisa ser flexível para praticar Bikram Yoga. Você só precisa querer. Você só precisa dar o primeiro passo!

 

E se eu não conseguir fazer todas as posturas ou sentir necessidade de parar durante as posturas?

Não tem problema. Você será instruído sobre como relaxar no seu tapete de forma tranquila e ainda, de modo a não atrapalhar a prática dos outros alunos. Tenha em mente que o seu corpo vai gradualmente se aclimatar ao longo de um número de aulas. A primeira aula é sempre uma experiência - apenas tente fazer as posturas, e veja onde elas vão te levar.

 

Senti náuseas e um pouco de tontura durante a aula de Bikram Yoga e muito cansaço depois. Isso é normal? O que devo fazer?

É comum sentir náuseas ou tonturas durante as suas primeiras aulas. Praticar Bikam Yoga em uma sala aquecida revela nosso nível atual de saúde e nos inspira a cuidar muito melhor de nós mesmos. Se você se sentir cansado ou precisar dormir depois de suas primeiras aulas é um sinal de que o seu corpo começou o processo de desintoxicação através da prática de yoga. Após as primeiras aulas essa sensação vai passar. Quanto mais você praticar e se esforçar durante a aula de Bikram Yoga, mais energizado você vai se sentir. Lembre-se de tomar bastante água durante o dia, assim o seu corpo vai tolerar melhor o calor e você vai realmente desfrutar do calor durante os 90 minutos de aula.

 

E se eu sentir dor depois de yoga?

A dor muscular é um acúmulo de ácido láctico. A melhor maneira de se livrar do ácido láctico é o alongamento. Pode parecer difícil de acreditar, mas a melhor maneira de aliviar a dor é voltar no dia seguinte para a sua próxima aula. Se você esperar muito tempo para voltar, é como começar tudo de novo.

 

Posso fazer outras atividades físicas se eu praticar Bikram Yoga?

Sim, claro! Bikram Yoga é o complemento perfeito para qualquer exercício ou programa atlético, além de ser um dos treinamentos físicos e mentais mais completos que existem. Por uma questão de fato, se você praticar esportes, é altamente aconselhável ter uma prática regular de yoga para diminuir a chance de lesões ou ajudar na recuperação de lesões ocorridas durante a prática de outros esportes.

 

Posso praticar Bikram Yoga com asma?

A Bikram Yoga é o tipo de exercício que você pode fazer com pouca ou muita intensidade conforme apropriado para suas necessidades. Você pode e deve fazer cada postura respeitando seus limites. Lembre-se de respirar profundamente sempre que precisar durante toda a aula. A prática vai relaxar sua mente e ajudar a eliminar toxinas, tensão e principalmente o medo. A prática fortalece o coração e os pulmões, melhorando eficiência e função. Você vai respirar mais facilmente e profundamente.

 

Posso praticar Bikram Yoga enquanto estiver menstruada? A Bikram Yoga ajuda com os sintomas da menopausa?

É perfeitamente seguro praticar a Bikram Yoga durante o ciclo menstrual. Posturas invertidas não são recomendados durante o ciclo, mas não há inversões na sequência de Bikram Yoga. Como os hormônios estão equilibrados com uma prática regular de yoga, sintomas desconfortáveis de estágios de todas as mulheres são diminuídos, incluindo TPM, ondas de calor e suores noturnos.

 

Posso praticar Bikram Yoga se estiver grávida?

Com a autorização de um médico, alunos REGULARES podem continuar a praticar, sem modificação da sequência durante o primeiro trimestre. Durante os últimos seis meses, uma rotina específica para grávidas é praticada, conforme descrito no DVD "Rajashree Yoga para Gravidez". Alguns dos nossos instrutores são treinados e certificados para guiar gestantes através desta sequência.

 

Posso praticar a Bikram Yoga se eu tiver alguma lesão ou doença?

Você sempre pode realizar as posturas da Bikram Yoga independente de qualquer lesão ou doença, converse com o professor e ele irá ensinar pequenas modificações das posturas, caso seja necessário.

 

Sobrevivi a minha primeira aula de Bikram Yoga. E agora?

Recomendamos que você volte para fazer a sua segunda aula de Bikram Yoga logo que possível, de preferência antes de completar 48 horas. O ideal é voltar no dia seguinte. Se você achou a sua primeira aula intensa, lembre-se que a yoga desperta e estimula cada sistema do seu corpo. Com algumas aulas você melhora a força, flexibilidade e agilidade.

 

A receita básica da Bikram Yoga é simples: Seja paciente consigo mesmo. Yoga é um compromisso de vida. O seu desempenho dependerá inteiramente de você e da sua habilidade natural, mas principalmente da dedicação à prática. Não existe comparação com aqueles a sua volta. É uma prática diária sobre você e sua própria superação a partir do momento que você começou.